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Elenco de "A-corda, Salvador" |
No último final de semana, fui assistir a um espetáculo resultado do Curso de Iniciação Teatral Através do Teatro de Revista Brasileiro, que conta a história de um "caipira" que deixa sua cidade natal e família para trás, e segue a Salvador em busca do seu grande sonho: ser cordeiro no Carnaval.
À propósito de sonhar ser cordeiro, o personagem do "Caipira" vai amarrando e dando nós em situações do cotidiano que o leva a cômicos conflitos até a realização do seu sonho, e neste percusso são pautadas questões de ordem da cidania, política, diversidade e tolerância sexual e religiosa.
O processo contudo, não se encerra ao final da apresentação. Na sequência, o público é convidado para refletir de forma crítica junto com os atores e o diretor, as proposições cênicas em questão, e este é provavelmente o maior mérito, porque possibilita a interação entre o que está no palco e a vida real.
No dia em que fui, haviam professores que puderam contruibuir com suas experiências de greve e movimeto sindical, um dos temas tratados em "A-corda, Salvador!", e isso aproximou singularmente os oficinandos do discurso real por trás de um personagem grevista, o que não deixa de ser de uma só vez: um momento de cidadania; e um momento de pesquisação autoral para composição de personagem - por exemplo.
Interessante como ao colocar os oficinandos no lugar da criação, os temas que ocorrem sejam justamente os de forte apelo socio-político, quando o direcionamento é: "sejamos críticos". A-corda, Salvador é o tipo de processo que coloca em xeque a hipótese de que a juventude não está conectada aos problemas que assolam aos "adultos" ou a "humanidade", quando expõem claramente as segundas inteções de um tipo de programação televisiviva de forte apelo popular, mas de qualidade duvidosa - outro exemplo.
Perceber isto numa oficina deste tipo, é vislumbrar o real potencial do uso do Teatro como linguagem educativa no ensino básico e fundamental. E no caso de uma "revista", ainda mais sedutora, já que é possível lançar mão da integração com outras linguagens artísticas como: música, dança, poesia e porque não também, audiovisual?
Ministrado como extensão formativa sob os auspícios da Escola de Teatro da UFBA, e dirigido pelo graduando Jones Mota, A-corda Salvador ainda fica em cartaz até o dia 16 de março - sempre aos sábados - a partir das 17:00. Diversão Grátis, com conteúdo ;)
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