A Devolução Industrial, do grupo Udi Grudi (DF) espetáculo infantil apresentado na Sala do Coro do TCA, contava de forma lúdica e humorada, a construção do Planeta Terra e momentos importantes entre a invenção da roda, e a revolução industrial materializada pelo advento dos trens. Assistiria de novo algumas vezes.
Não havia muitas palavras, mas se entendia praticamente tudo em A Devolução Industrial, um caminho bastante acertado. Sem muito texto, a peça era um convite à imaginação, nem se dizia o óbvio, nem se explicava muito o inusitado, ou no dizer de um dos personagens que personificava "o criador": milagre!
Era também, um estímulo à invenção e à descoberta das crianças, já que no palco, foram "criados" inúmeros apetrechos para brincadeira, desde uma roda d'água a um trenzinho à vapor que carregou dois meninos da platéia.
Foi também bastante assertiva quando tocou de forma singela questões como ecologia e respeito às questões de gênero, afinal havia homo sapiens e uma mulher sapiens.
Um detalhe adicional, foram as crianças que estavam assistindo, que fizeram inúmeras intervenções extra-espetáculo, com indagações e exclamações que nos puseram a rir. Isso me lembrou "Em Busca da Terra do Nunca", quando o personagem J.M Barrie, ilustre autor de Peter Pan, convida para a estréia desta peça inúmeras crianças e as pôs distribuídas entre a platéia, numa época em que teatro era frequentado e feito apenas para adultos. Estes adultos até fizeram menção de sair porque acharam o início de Peter Pan non-sense, mas ante a reação das crianças que riam e vibravam com os textos e os personagens, a gente grande contagiada com a energia infantil foi demovida a terminar de assistir, tornando a estréia um sucesso.
Enfim...
Gostei muito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário