terça-feira, 27 de março de 2012

Premiação do Concurso de Requalificação do Pelourinho

Nesta quinta-feira, 29 de março de 2012, ocorrerá no Palácio Rio Branco às 10:00, a cerimônia de premiação do Concurso Nacional de Idéias para Requalificação de Largos do Pelourinho, que tem como vencedores, a equipe paulistana capitaneada pelo arquiteto Arthur De Matos Casas. 

Tomara que eles levem ao pé da letra o conceito de "Idéias", e que possam fazer readequações aos projetos, porque não gostei completamente do que vi. Seguem alguns apontamentos:

Quer nos seguir? Por quê não AGORA? Salvador PráJá!


A primeira constatação incômoda é que, entre os cinco finalistas, nenhum dos projetos é de um arquiteto ou equipe de Salvador, ou da Bahia.

Uma outra coisa que eu senti de forma mais ostensiva em todas as idéias finalistas, e mesmo na vencedora, é a falta de diálogo orgânico dos projetos (e portanto das equipes que os conceberam), com as perspectivas de apropriação dos espaços já definidas culturalmente pela população. Quando do concurso de reforma do TCA, senti a mesma coisa em alguns dos finalistas. 

Para que vocês tenham noção do que falo, num dos projetos para o TCA a equipe retirava a Concha Acústica do lugar, inclusive, alterava o formato arena para algo mais reto; e uma outra equipe, chegava a equipar o espaço com cadeiras acolchoadas. Na época cheguei a pensar: só quem nunca assistiu a um show da Nação Zumbi na Concha, pode criar algo assim.


O Projeto Vencedor do Pelourinho

E é isso que mais ou menos aconteceu com este concurso para os Largos do Pelourinho, seguem comentários sobre os argumentos do projeto vencedor:

"(O Largo) Quincas Berro é o retorno ao verde, parque e passeio público, teatro de rua e roda de capoeira, crianças brincando e idosos descansando."

Idéias para o Largo Quincas Berro
O que eu acho é o seguinte:

  • Não participando da vida cultural em Salvador, essa equipe não sabe por exemplo, que a cidade tem uma enorme carência de espaços onde se podem fazer shows. Tirando do Largo Quintas Berro os equipamentos para isso  (palco, luz e som), torna o impraticável, em insuportável;
  • Outro detalhe, é que você não vai poder mandar os capoeiristas para lá simplesmente. Se tivessem andando um pouco pelo local, já saberiam que os capoeiristas já escolheram seu lugar de apresentação, que são a Praça da Sé e o Terreiro de Jesus. É onde o maior fluxo de turistas passa, e é onde eles ficarão, o que esvazia a proposta de requalificação.


"(O Largo) Tereza Batista segue com sua vocação para grandes eventos, com um palco suspenso e um discreto toldo branco dialogando com as fachadas. A flexibilidade de seu layout permite que abrigue várias atividades, tornando-se o largo da inclusão social e de feiras de artesanato e culinária".

Idéias para o Largo Tereza Batista
O que eu acho é o seguinte:

  • Imagino que o edital do concurso, não tenha informado detalhes como comportamento da cidade, por exemplo, em Salvador as pessoas não gostam de se expor à chuva. Se pinga umas gotinhas, poucos se arriscam a sair de casa para um evento. 
  • Um toldo discreto se presta bastante ao diálogo estético, mas pode ser pouco funcional, se as pessoas não se convencerem que ficarão devidamente abrigadas da chuva na possibilidade de quererem ir a um evento no Largo Tereza Batista. Olhando o desenho, não me convence.


"(O Largo) Pedro Arcanjo torna-se um belvedere entre a cidade histórica e a cidade moderna, com um deck usado como anfiteatro, mirante e cinema a céu aberto".

Idéias para o Largo Pedro Arcanjo
O que eu acho é o seguinte: 

  • Das três idéias propostas por essa equipe, essa foi a que eu mais gostei. Me pareceu ser de fato a mais contextualizada, e que de quebra agrega ainda mais valor ao espaço, com a possibilidade de projeções de cinema.
  • Entretanto, persiste em mim a sensação de desabrigo para a chuva ou sol. Existem questões de ordem clara e prática que qualquer soteropolitano conhece: 
    • Salvador é uma cidade Solar, e portanto, toldos transparentes não viabilizam que eventos ocorram no período diurno, já que o calor  pode ser insuportável, sobretudo no verão, onde esses espaços ganham grande importância;
    • Salvador é uma cidade de chuvas desavisadas e torrenciais - o que é normal para uma cidade litorânea, tropical e perto da Linha do Equador - e sendo assim, toldos estreitos ou curtos, que não assegurem abrigo confortável, inviabiliza ou torna incômoda a utilização do espaço para as suas vocações.
Vejo essa premiação como uma importante iniciativa, acho que ações públicas como esta, devem ser elogiadas e incentivadas em todos os níveis  da gestão pública, entretanto, quando existem tantos "poréns", por mais bem intencionado que seja o Concurso, penso que ainda seja preciso ouvir a sociedade sobre essas idéias. Nós do Salvador PráJá! já estamos oferecendo aqui nossas contribuições


O que nós já publicamos que tem a ver com este assunto:

Museu do Amanhã no Rio de Janeiro Começa a ser Construído





Se você gostou do post, porque não o compartilha aí ao lado? Seus amigos vão gostar!
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário