quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Uma Ponte para a Polêmica e Nenhuma Novidade





Deu no iBahia: Projeto da Construção da Ponte Salvador-Itaparica foi Anunciado
A construção do super empreendimento, que gerou polêmicas quando foi anunciado, tem previsão para começar em 2014. A obra tem duração prevista de 2018. A ponte, de 12 km, deverá contar com 6 faixas de tráfego, além de duas pistas de acostamento. O valor do investimentos deverá ser de, aproximadamente, R$ 7 bilhões. Uma das preocupações da arquitetura foi a tentativa de manter a harmonia com a paisagem da Baía de Todos os Santos (destaque no nosso blog).

Ponte Vasco da Gama, Lisboa-Portugal

Curiosa essa menção à preocupação de manter uma harmonia com paisagem, porque do ponto de vista arquitetônico, a Ponte Salvador-Itaparica é quase uma fraude. Ela é visualmente igual a outras tantas pontes a exemplo da Ponte Vasco da Gama, em Portugal, acima.

Projeto também bem parecido com o da ponte "Ponte Construtor João Alves", que liga Aracaju à ilha de Barra dos Coqueiros, abaixo:


Ponte Construtor João Alves - Aracaju-SE

Todas essas aliás, são apenas uma evolução visual da famosa ponte Golden Gate, localizada em São Francisco no Estados Unidos, abaixo:


Ponte Golden Gate - São Franciso,  EUA


Não se fazem mais concursos de arquitetura como antigamente. Hoje em dia, lança-se um edital público de licitação para empreiteiras que tem interesse no projeto, pedindo que elas apresentem soluções viáveis. Os empreiteiros que dispõe de poucas semanas para o prazo final, pressionam os arquitetos a  puxarem do arquivo aquele "projeto padrão" e fazer algumas adaptações: "pega um projeto que já foi aprovado antes, que a gente corre menos risco" - dirá o empreiteiro. Como precisa comprar o leite das crianças, o pobre arquiteto que tem mais 12 projetos na fila para dar conta, se vê copiando descaradamente um projeto famoso que já se provou exequível, mas que não tem nenhum requinte visual. E fim, é assim a história de uma ponte.


7 Bilhões de Reais gastos, e nenhuma contribuição à arquitetura moderna.


Sobre o Valor


O Blog da Ilha mostrou há dois dias que: 
a maior ponte do mundo e tem 36 quilômetros. Liga Xangai à cidade portuária de Ningbo, na China. Levou cinco anos para ser construída e custou o equivalente a R$ 3 bilhões. A ponte Salvador-Ilha de Itaparica terá 14 quilômetros e custo estimado em R$ 6 bilhões.
Ponte de Hangzhou Bay, em Xangai: maior ponte sobre o mar do mundo

Também no quesito "custo questionável", não há novidade na ponte Salvador-Itaparica, apenas junta-se a lista de pontes brasileiras de valor polêmico como a Construtor João Alves, a Juscelino Kubitschek e a Octávio Frias de Oliveira.

Abaixo, vídeo da música "A Ponte", de Lenine, que na versão do acústico, faz uma crítica ao superfaturamento da ponte Juscelino Kubitschek:






Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário